sexta-feira, 3 de junho de 2011

Review CD - Draconian Times Legacy Edition - Paradise Lost

No início do ano, a Sony Music e a Music for Nations (responsáveis pela discografia do PL) resolveram prestar uma homenagem a este que é, sem dúvidas, um dos álbuns mais importantes do Metal mundial: o Draconian Times. Este álbum não foi apenas um divisor de águas na estrada do PL, mas sim dentro de todo um contesto histórico do Doom Metal e afins. Originalmente lançado em 1995, o Draconian Times trazia uma sonoridade totalmente nova em composições que em pouco tempo escreveram uma história muito forte entre os fãs, elevando o PL ao time das maiores.
Este álbum tornou-se tão forte entre os fãs que até hoje espera-se ouvir um “novo” Draconian Times, sempre que o PL anuncia um novo trabalho. E este fato não passou despercebido pela gravadora e produção da banda que, não bastando relançar o histórico álbum, ainda concebeu uma mini tour (com o mesmo sendo tocado na íntegra) por alguns países da Europa para promove-lo.


O pacote que se intitula “Draconian Times Legacy” vem composto de um CD, um DVD e um livro (para os que encomendaram na pré venda oficial, ainda recebem uma camiseta do álbum). O livro, de 36 páginas, possui arte inédita com a temática do álbum, todas as letras, assim como alguns depoimentos de membros da banda (inclusive Lee Morris, baterista que gravou o álbum e não se encontra mais na banda) e de seu produtor. Capa em material especial, com uma arte gráfica incrivelmente bela, através de todo seu conteúdo. O livro faz as vezes da caixa do pacote, pois os discos são guardados na capa e na contra capa.


No CD encontramos todas as 12 faixas originais do álbum (Enchantment, Hallowed Land, The Last Time, Forever Failure, Once Solemn, Shadow Kings, Elusive Cure, Yearn for Change, Shades of God, Hands of Reason, I see your face, Jaded), porém remasterizadas. E essa remasterização deu uma vida nova as músicas, deixando-as mais claras e nítidas, podendo-se distinguir melhor as nuances de cada instrumento, fortes e vivas. Para os fãs reais (aqueles que passaram os últimos 16 anos ouvindo este álbum), certamente pequenas, porém nítidas mudanças serão percebidas. Mas o principal desse CD é que ele traz duas curiosas versões demo. A primeira é para a música Enchantment, onde pode-se ouvir a mesma sem a intro de teclado, e com um arranjo totalmente diferente do que se acostumou ouvir. Realmente curioso. A segunda é um presente aos fãs: uma música inédita, chamada Last Desire. A impressão que fiquei ao ouvir essa música é que fizeram bem em não inclui-la neste álbum, originalmente, pois ela destoa um pouco das outras composições. Caberia perfeita no Icon, ao meu ver. Mas não deixa de ser muito interessante, dentro de um pacote comemorativo, ter uma música inédita incluída. As últimas cinco faixas são execuções ao vivo das músicas Forever Failure, Shadow Kings, Once Solemn, Hallowed Land e The Last Time, gravadas durante a turnê promo do Draconian, em 1995, na Alemanha. Ótima oportunidade para sentir como as mesmas eram executadas no momemto “pós forno”, por aqueles que escreveram essa lenda. Sete ótimas faixas bônus, que certamente agradarão a qualquer fã.

O DVD traz apenas o áudio do Draconian Times original (que é acompanhado de uma arte gráfica em movimento, enquanto a música rola) e dos três clips que surgiram desse álbum: Forever Failure, The Last Time e Hallowed Land.


Resumindo: Draconian Times – Legacy Edition é um pacote para fãs. Um presente para todos aqueles que amam Paradise Lost e que tem no Draconian uma referência. Quem não possui o original e não viveu a relevância desse álbum poderá ter um material de primeiríssima linha em mãos. Quem viveu, certamente terá um presente único ao adquirir esse pacote.

Draconian Times – Legacy Edition

CD remasterizado - Track List:
1 – Enchantment
2 – Hallowed Land
3 – The Last Time
4 – Forever Failure
5 – Once Solemn
6 – Shadow Kings
7 – Elusive Cure
8 – Yearn for Change
9 – Shads of God
10 – Hands of Reason
11 – I see your face
12 – Jaded
13 – Enchantment (demo)
14 – Last Desire (demo inédita)
15 – Forever Failure (live)
16 – Shadow Kings (live)
17 – Once Solemn (live)
18 – Hallowed Land (live)
19 – The last Time (live)

DVD

Draconian Times Original version
1 – Enchantment
2 – Hallowed Land
3 – The Last Time
4 – Forever Failure
5 – Once Solemn
6 – Shadow Kings
7 – Elusive Cure
8 – Yearn for Change
9 – Shads of God
10 – Hands of Reason
11 – I see your face
12 – Jaded

Vídeos Oficiais: Forever Failure, The Last Time e Hallowed Land

Nenhum comentário: