sábado, 18 de março de 2006

Metal Rebellium – Ribeirão Preto – 18/03/06

(Trabalho para o Portal do Inferno)


44ª edição desse que já se tornou um dos maiores eventos de Metal do interior de São Paulo. Essa edição comemorou o aniversário de seis anos do festival, e contou em seu cast com três bandas de Santa Catarina, que atravessaram mais de quinze horas de ônibus para se apresentar no evento. Mais uma da capital e duas do interior. O local não chegou a lotar, acredito que tenha atingido em seu pico por volta de oitocentas pessoas, mas que souberam fazer valer o evento, com muita energia. A organização pecou em alguns fatores, o som não era regulado da mesma forma para todas as bandas. Mas temos que ressaltar que todas as bandas tiveram seu tempo de palco e intervalo entre os shows respeitados. Houve sorteios de DVDs, CDs, piercings e tattoos. O palco contava com um telão posicionado a frente do palco, que exibiu durante todo o tempo imagens de pessoas que acredito tenham sido participantes das outras edições do festival. Uma idéia muito interessante, prestar uma espécie de homenagem a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para fortalecer o nome do evento, mas mal aproveitada, pois essas imagens passavam durante as apresentações das bandas. Momento que, convenhamos, as pessoas que lá se encontravam não estavam interessadas em olhar para o telão. Mas em seu contexto geral o evento foi muito bom. Mas vamos as bandas.

A primeira banda a subir ao palco na noite foi o Symmetrya. Com seu Heavy Metal temperado com ingredientes do Melódico e as vezes até com uma pegada mais Hard Rock fez um bom show, correto. Entre seu material próprio, de qualidade, mandaram os covers de Knocking at your back door, do Deep Purple, e encerraram sua apresentação com Can I play with madness, do Maiden. Souberam manter o público aquecido para a próxima banda.

Na seqüência veio o Perpetual Dreams. Mais uma banda com um bom material próprio para mostrar, com um show cativante, músicas bem executadas com um bom nível técnico. E assim como a banda anterior, também mesclou em seu set list dois covers: No more tears, do mestre Ozzy Osbourne, e o clássico Fear of the dark, obviamente cantado em uníssono pelos que ali estavam.

Para fechar a parte catarinense do cast, a banda Before Eden. A banda exibiu suas composições próprias, regadas a um excelente nível técnico e muito peso, lembrando bastante a sonoridade do Dream Theater no álbum Train of thought. Tanto que mandaram o cover de As I am. Foi a banda que mais executou covers, três ao todo, que foram além do já citado: Blinded, do Evergrey, e Pary Mason, mais uma de Ozzy. Acredito eles terem sido a melhor das três bandas excursionistas, e não diria que foram a melhor da noite pois o Gammoth viria a fazer um grande show mais tarde. Mas a impressão que as três deixaram foi a melhor: muito peso, velocidade e técnica na medida certa, e covers muito bem escolhidos. Fizeram valer as quinze horas de ônibus que enfrentaram.

Para abrir a parte paulista do evento, os veteranos do Andralls. Com um show competentíssimo, destilaram seu Trash Metal com muito peso, velocidade e fúria. Não há muito o que falar do som do Andralls, arrasa quarteirão é o adjetivo que melhor combina com a banda. Tocaram em meio ao seu set o cover de Children of the Grave, do Black Sabbath. A curiosidade foi que terminaram sua apresentação, e em alguns minutos estavam de volta ao palco, meio perdidos, é verdade, e tocaram seu último petardo: Angel of Death, do Slayer. A impressão que deu é que a banda ainda tinha alguns minutos de palco, o que os obrigou a voltar e acabaram por decidir na hora como fechariam essa apresentação.

Na seqüência veio o Gammoth, da cidade de Leme. Death Metal de primeiríssima qualidade, rápido e pesado. A verdade é que o Gammoth já está conquistando seu espaço no cenário nacional, e irão se apresentar no Extreme Metal Fest, ao lado do Averse Sefira e Candlemass no próximo dia 25. Mas a qualidade do som da banda deixa nítido o por que dessa crescente visualização dentro do cenário. A banda não contou com o guitarrista oficial, Thales, que foi substituído por Mexicano, da banda Crystal Lake, também de Leme. Mais uma apresentação no estilo arrasa quarteirão, com grandes músicas, Provavelmente a melhor banda da noite.

Para encerrar, foi reservada a honra a banda anfitriã, Demonya. Death Metal executado apenas por garotas, onde o grande destaque é nitidamente a performance da vocalista Vivian Vollkommen. Um monstro no microfone, com um gutural de fazer inveja a muito marmanjo por aí. Infelizmente, a banda enfrentou vários problemas durante sua apresentação. Retorno que sumia, vocal que era “socado” embaixo das guitarras, guitarras essas que por outras vezes simplesmente sumiam. Não sei ao certo o que se passou nesse momento, a verdade é que o público a essa altura já havia diminuído muito, contando com no máximo um terço do momento de pico, que aconteceu entre o shows do Before Eden e Andralls. E a banda se retirou do palco, nitidamente irritada e decepcionada com tudo aquilo.

No geral foi um grande evento. Cansativo para nós, que nos deslocamos quase 500km para cobrir esse evento, mas com certeza deixando uma excelente impressão. Todas as bandas demonstraram um ótimo nível, dignas de estarem representando a cena e brindando juntas nessa festa de comemoração de seis anos de Metal Rebellium.


Sites oficiais:

Symmetrya – www.symmetrya.com
Perpetual Dreams – www.perpetualdreams.net
Before Eden – www.beforeeden.cjb.net
Andralls – www.andralls.com.br
Gammoth – www.gammoth.cjb.net
Demonya – www.demonya.cjb.net