sábado, 30 de janeiro de 2010

Metallica - Estádio do Morumbi - 30/01/10



Show do Metallica, após 11 anos. A última vz que tinha visto a banda que me fez virar headbanger, e que me levou a ser baterista, o show havia deixado uma impressão muito foda! A energia daqueles quatro no palco era impressionante! Porém, naquela noite, lembro que o set list foi relativamente fraco. Por exemplo, nenhuma música do Kill`n All foi executada. Absurdo, não? Pois é. Já para essa turnê, as infos traziam set lists simplesmente matadores, e isso me fazia crer que esse show seria memorável. Juntava-se a isso o fato de ver os ingressos serem esgotados, e eu fui para o Morumbi ontem com a melhor das expectativas. E posso dizer que, elas não só foram plenamente cumpridas, como superadas!

Fui acompanhado pelo Adamo (1° show que assistimos juntos, em dez anos de amizade), Natan (irmão dele, fanático por Metallica e indo assistir o 1° show de sua vida), Fabi e Danilo. Legal foi o comentário do Adamo ao dizer que se sentia feliz em ver seu irmão indo no 1° show de sua vida, da banda preferida dele, ao lado do maior fã de Metallica que ele já conheceu (vulgo eu XD). Já no estádio, encontrei o Arius e o Alexis. E agora estava tudo pronto para que o maior show de minha vida começasse.

A perfeição já veio quando São Pedro, finalmente, deu uma trégua e, depois de mais de um mês sem UM dia seco, São Paulo passava sem ver a cara da chuva. Tarde agradável, show do Sepultura extremamente sacal como sempre, dez míseros minutos de atraso, e os caras estavam lá, no palco, onde todos queriam e esperavam ve-los. E a nostalgia da adolescencência veio forte quando, ao fim de Ectasy of Gold, a destruição começa com Creeping Death, me remetendo as trocentas tardes assistindo o Live&Shit. Nesse momento, eu e o Natan estávamos insandesidos! A música que ambos mais queriam ouvir, ou uma das. Na sequência, For Whom the bell tolls. FODA! O palco apagando e explodindo, lindo! Na sequência, a 1ª surpresa: The Four Horsemen. Cara, foda demais! Eu virei para o Adamo e gritava "Eu não disse? Eu não disse?", pois havia comentado no carro que eles tocariam essa. Sensacional! Na sequência, Harvester of Sorrow, e confesso que essa eu JAMAIS imaginei ouvir. E a sensação de ter voltado quinze anos, e estar vendo o Live&Shit ali, ao vivo na minha frente, ficava cada vz mais forte! E, na sequência, a música que faltou em 99, e que era a mais importante para mim: Fade to Black. A música que me fez gostar deles, a 1ª música que toquei deles inteira, a 1ª que toquei com banda e a que eu mais gostei em muito tempo. E finalmente eu estava ouvindo ela ao vivo! Chorei a intro inteira! Foda demais! DEMAIS! Ao final dela, já não restava muito de mim. E o show havia apenas começado!
Três músicas novas que eu desconheço, e o James faz a pergunta que já ficou famosa ao público brasileiro: "Vcs gostam de peso?". E essa tem sido a deixa para Sad but True, mais uma foda! Mais uma das novas, e então vem o 2° momento arrasa quarteirão da noite. One, com aquele festival pirotécnico em sua intro, com todo o tiroteio. Triste apenas ver o Lars se matando para fazer aquela sequência de sextinas de bumbo, e não conseguindo, e o som do bumbo vindo como uma grande massaroca! :/ Mas enfim. Como destruição pouca é bobagem, na sequência Master of Puppets. E, o que eu vi ali, foi algo simplesmente indescritível! Como estava na arquibancada, conseguia ver o estádio inteiro. E naquele momento eu vi o maior mar humano que já presenciei em minha vida, excluindo Rock in Rio. Simplesmente incrível aquela visão! E o público cantando o refrão mais alto que o James é algo que levarei comigo para sempre! Quando pensei que teria um descanso, Blackned! PQP! FODA DEMAIS! Mais uma que jamais esperei ouvir ontem! E então o momento mais punk para mim.
Violão no palco, deixa para Nothing Else Matters. Não imaginei que ela chegaria em mim como chegou. Cheguei até a abrir o cel para fazer as vzs do antigo isqueiro. Porém, quando James cantou "So close"... bem, eu desabei. Aquilo bateu em pontos aqui dentro que eu não estava preparado para tal. E eu não consegui abrir os olhos um segundo que fosse da música. Chorei durante TODA sua execução. Punk demais, foda demais! Só consegui me conter quando eles começaram Enter Sandman, e ali eu senti pela 1ª vz o templo chacoalhando! Indescritível a sensação!
Pausa, e eles voltam para o bis. Stone Cold Crazy e Motorbreath (!!!) quase emendadas, sem dar tempo de respirar! Matador! E para fechar, com pedidos do James para que todas as luzes do Morumbi fossem acesas, Seek&Destroy, com seu refrão cantando de uma forma que acredito deu para ouvir do Parque Antártica! :oP

Acho que a melhor forma de fechar essa resenha, é com o comentário feito pelo Adamo, na volta: "Todo começo de música, eu olhava para vc e para o Natan, e parecia ano novo! Só dava vcs gritando, se abrançando, chorando, pulando!"

Nenhum comentário: